segunda-feira, 29 de março de 2010

data:post.numComments

A Igreja e o Seu Dinheiro – O Que Diz a Bíblia?

Os Vendilhões do Templo estão de Volta!

Esta noite tive um sonho, que jamais vou esquecer: estava em terra bem distante, pastos verdejantes, sob um céu azul. Nesta terra havia um santo, homem que fazia o bem; assisti a suas curas em Jerusalém. Eram homens e mulheres, que prostravam-se no chão, e faziam qualquer coisa, para tocar em suas mãos. Quem tocava em suas vestes, já sentia sua luz – pois sabiam, que seu nome era Jesus! 1

Os Vendilhões do Templo estão de volta!E este mesmo Jesus era aclamado pelas multidões como “profeta Jesus, de Nazaré da Galileia” 2. E o profeta Jesus, o Filho de Deus, ao entrar em Jerusalém, seguido de perto pelas multidões, dirigiu-se ao Templo de Salomão, centro da Religião Judaica. E entrando Jesus no Templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados. Assim, confeccionou uma espécie de chicote de cordas, e expulsou todos para fora do Templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas.

Um  historiador primitivo relata sobre Jesus der tido naquele dia:

- Está escrito: a minha casa será chamada “casa de oração”; todavia, vocês a transformaram num covil de salteadores (Mateus 21.13).

Qual o motivo da revolta de Jesus? Não é verdade que, aparentemente, aqueles homens estavam fazendo o bem, e promovendo algo útil a Religião Judaica, instituída pelo próprio Deus? Senão, vejamos:

  • Eles vendiam “bois”, “ovelhas” e “pombos”. Tudo isso era necessário para as grandes multidões que subiam ao Templo para sacrificarem ao Senhor.
  • Havia entre eles também cambistas. Estes também eram necessários, pois gente vinda de todas as partes do mundo, precisavam de alguém que intermediasse na conversão de moedas, e coisas do tipo.
  • Além disso, digno de nota que tal coméricio estava sendo feito na área reservada aos gentios 3, e não dentro do Templo propriamente dito. Mesmo assim, a fúria de Deus se ascendeu contra eles naquele dia. Qual a razão?

A razão, meu queridos irmãos, é muito simples: a religião, apesar de manter uma aparencia externa de bem, havia se transformado em coméricio, em paganismo. Os vendedores não estavam ali para servir o povo em alguma necessidade, antes, para venderem e lucrarem. E os compradores, em sua maioria, não estavam ali para simplesmente adorarem a Deus com seus sacrifícios: queriam apenas cumprir um ritual religioso, pelo qual pagavam o que os comerciantes pediam. Por isso, Jesus expulsa ambos do Templo: “expulsou todos os que ali vendiam e compravam” (Mateus 21.12).

Não é de hoje que o dinheiro se coloca na raiz da maioria dos problemas que a Igreja de Jesus tem enfrentado ao longo dos séculos. Alguns criticos da fé cristã, inclusive, tentam usar isso para denegrir o Evangelho de Cristo; todavia, são tolos que não percebem que tais problemas já foram previstos na própria Escritura, e portanto, antes de testemunharem contra a a inspiração divina das Boas Novas, eles a confirmam;

Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja fonte de lucro…! – I Timóteo 6. 3-5.

A a religião da piedade não pode ser fonte de lucro. O contrário disso, além de ser ilegal, segundo a Legislação Brasileira, é também anti-biblico. O máximo que o Novo Testamento pode autorizar é o necessário para o sustento do obreiro, conforme lemos em I Timóteo 5. 17,18. Além disso, Paulo também afirma que“assim também ordenou o Senhor aos que anunciam o Evangelho: que vivam o Evangelho” (I Coríntios 9.4).

Este claro mandamento do Senhor, tem sido usado como desculpa para aqueles que fazem da religião cristã, sua fonte de lucro – e que lucro!

Cena 01:

- Pastor Marcelo; posso falar um minuto com você, em particular?

- Pois não…

- Olha… tenho notado que as pessoas confiam muito no que o irmão diz, e isso é bom… No curso de obreiro que eu fiz na Igreja do Missionário XXXX, aprendi que agente precisa ensinar o povo a ofertar. Quanto o irmão recebe por mês da congregação?

- Não recebo…

- Pastor, a Bíblia diz que o obreiro é digno do seu salário, amém? Quantos membros tem esta Igreja?

- Perto de uns quarenta…

- Pois bem, se nós iniciarmos uma campanha, e o irmão incentivar o povo a trazer, toda semana, o valor X dentro do envelope; em um mês a Igreja terá arrecardado o valor Y… Assim, você pagaria as despesas da Igreja, e ainda sobraria X para o irmão, e uma porcentagem Y, para mim, como pregador dos cultos. Não seria uma benção?

- Não, meu querido Pastor W, isto seria uma maldição!

Cena 2:

Josenildo, filho de Josenildo Mor, pastor presidente das Assembléias de Deus, no campo de… Ele esta sentado na sala de estar de sua luxuosa cobertura. Por uma das portas laterais, começam a entrar vários jovens bem vestidos. Todos eles são modelos. E todos eles trajam caríssimos ternos da Hugo Boss…

- Este eu quero… Este eu não gostei…Vocês poderiam pedir para o modelo n° 3 desfilar novamente, achei aquele terno interessante, mas ainda não me decidi…

Cada terno custa… A profissão de Josenildo? Ministro de Louvor…

Cena 3

- Escritório da Cantora Pentecostal Zázá, em que posso lhe ajudar?

- Oi, eu sou o Pastor João, da Assembléia de Deus em Minas Gerais… Como faço para ter a irmã Zázá, em nosso congresso de Jovens?

- Meu querido, é tudo muito simples – estamos aqui para servir ao Corpo de Cristo. Olha… A Igreja do irmão tem fax?… Me dê o telefone, que daqui a pouco eu lhe mando tudo que é necessario, ok?

- Tá bom… O telefone da nossa Igreja é… Mas, irmã secretária da Zázá, nós somos uma Igreja simples…

- Não se preocupe com isso, querido pastor. Assim como o irmão, a Zázá é uma cristã pentecostal; ela vai lhe enviar as condições mais favoráveis possíveis, amém?

- Ufa!… Amém!

Duas horas depois… Com uma folha de fax em mãos, Pastor João se assusta:

“Querido Pastor João; estamos dispostos a abençoar a sua Igreja. Para confirmar nossa presença no evento, favor depositar em nossa conta o valor de R$ 5.000,00. Além disso, pedimos a gentileza do irmão depositar também o valor das passagens aereas, na primeira classe. E com a sua Igreja é em Belo Horizonte, e sendo o Hotel Ouro Minas um dos mais conceituados da região, tendo inclusive hospedado a Seleção Brasileira algumas vezes, solicitamos ainda o favor de resevervar um quarto para a nossa queria irmã Zázá…”.

Infelizmente, o dinheiro tem sido o pivô de muitos problemas para a Igreja. Ontem e hoje. Por isso, aconselhando o jovem obreiro, Timóteo, o apostolo dos gentios escreveu:

Nada trouxe para este mundo, e nada podemos levar; tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes. Mas, aqueles que desejam tornars-e ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupciencias loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição! Porque o amor ao dinheiro, é a raiz de todos os males; e nessa cobiça, alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores! – I Timóteo 6. 7-10.

E, então, Paulo diz a seu jovem discipulo: “Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas” (I Timóteo 6. 11,12).

Dada a clareza do ensino Bíblico sobre tais questões, não consigo evitar questionar o tamanho da cegueira que atinge as pessoas, mesmo aquelas que se dizem cristãs. Uma vez que o próprio Evangelho regulamenta a forma da Igreja captar e investir o dinheiro do povo de Deus, como as pessoas conseguem se submterem, com tanto gosto, aos desmandos dos mercadores da fé?

Como alguém aceita pagar a outrém pelo favor divino, se o próprio Cristo estabeleceu que “de graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10.8). Teria Cristo mudado de opinião, e autorizado que os ministros do Evangelho, passassem a ostentar riquezas e luxos, os quais, a maioria de suas ovelhas, não consegue sequer imaginar???!!

O lobos devoradores que infestam a Igreja Brasileira, precisariam procurar uma profissão honesta, como qualquer brasileito comum, caso as pessoas soubessem em que a Igreja Primitiva investia o dinheiro que os cristãos ofertavam a Deus. Apenas alguns exemplos, os quais nem precisamos comentar, dada a incrível eloquencia dos mesmos;

“Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.”(1 Coríntios 16:1-2).

“Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.” (Atos 4:34-35).

“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.” (2 Coríntios 9:7).

Não havia obrigações financeiras. Não existim votos, fogueiras santas, desafios, alvos milaborantes, chantagens… A contribuição era voluntária, motivada pelo amor! Também não existiam preguiçosos mantidos com o dinheito que outros lutaram para ganhar: havia partilha, de tal forma, que nenhum deles passava por necessidades!

Cena 4:

- Pastor Marcelo, tenho uma notíca que irá alegrá-lo!

- Você ganhou na Loteria!!

- Nada disso: entrei para o Seminário!

- Puxa vida! Até que enfin, hein? Pensou melhor nas coisas que lhe falei?

- Hummm…. Pensei… Mas, Pastor Fulano me aconselhou a entrar, pois tendo o Seminário poderei pregar nos congressos do Pastor Sicrano. Entendeu?

- Não, não entendi nada…

- Veja bem: hoje eu ganho entre R$ 50,00 a R$ 200,00, por uma pregação. Se eu conseguir pregar nos congressos do Pastor Sicrano, no mínimo, uma pregação minha vai passar a valer algo em torno de R$ 1.000,00…

- Hummm… Agora eu entendi. Você, meu velho conhecido, decidiu entrar para o ramo dos mercadores da fé!

______________

Referências:

1)      “Um Sonho Com Jesus”; Kalebe; Album “As 20 Melhores – Volume 3”;

2)     São Mateus; Capitulo 21, com detalhes extraídos da “primeira purificação do templo”, registrada em S. João; Capítulo 2.

3)      Conferir: John Gill; Matthew Henry, etc.

Fonte: Olhar Reformado

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Marcadores

  ©Cantinho do Pregador - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Browser | Template original Dicas Blogger | Topo